Vendedor de consórcio: Quer ampliar sua área de atuação? Invista em tecnologia e conhecimento!

Para muita gente, a primeira imagem que vem à memória quando se fala sobre profissional de consórcio é a de um vendedor, na maioria das vezes homem,  com a sua pasta cheia de papéis e tabelas, visitando empresas e distribuindo panfletos, correto?

Se você conseguiu visualizar este personagem, te proponho um novo exercício: enxergar o consórcio com os olhos da atualidade.

Assim como o mundo, as relações de trabalho e a sociedade em geral, o profissional de consórcio também foi profundamente impactado pelas transformações tecnológicas. No lugar da papelada, entram em cena os gadgets: celular, notebook, tablets. 

Um clássico do Consórcio, a HP12C sai de cena e abre espaço para os aplicativos. As antigas tabelas impressas foram substituídas por soluções mais inteligentes, como os simuladores disponíveis nos sites, que permitem que o vendedor apresente um panorama realista e personalizado aos futuros consorciados.

Até as assembleias mudaram. Hoje são eventos interativos transmitidos em tempo real pela internet, gostosos de assistir, que nada lembram o formato que utilizávamos há 10, 15 anos atrás.

Redes sociais, aplicativos e websites levam o produto consórcio cada vez mais longe, ultrapassam as barreiras físicas e divulgam esta modalidade, tão brasileira, além-mar. Até nessas situações, onde o cliente chega de maneira "autônoma", existe um vendedor por trás, capacitado para fazer contato e superar as expectativas deste que já se mostra interessado.

Apesar de toda essa revolução, uma coisa permanece inalterada: a vontade de fechar negócio.

Mais do que vender as cotas, o novo profissional de consórcio precisa se posicionar como um consultor, como um expert no produto, que está interessado em oferecer a melhor solução para os objetivos do cliente.

Esse profissional, além de empatia, conhecimento, visão estratégica e tato, precisa ser polivalente, com habilidades para a negociação não só no "mundo real", mas principalmente no ambiente digital, incorporado pelas pessoas como uma extensão da vida.

O vendedor de consórcio preparado para o mundo pós-pandemia precisa entender que a internet e a tecnologia não são inimigos, pelo contrário, elas amplificam a sua área de atuação.

E, nesse novo contexto, as empresas deverão oferecer condições para que a sua força de vendas entre de vez no mundo digital.

O novo vendedor de consórcio preciso estar atento e aberto a esse movimento, aproveitando as oportunidades que surgem com os processos digitais. Meu conselho não como líder, mas como um profissional que trás o comercial no DNA é: aposte sempre na sua capacidade de se reinventar!

Plataforma Digital

A Ololu desenvolveu um aplicativo pensando nessa e outras inovações para o mercado de Consórcio.

Análise de Grupos/Cotas, demonstração do Histórico de Lances dos últimos 12 meses e os Simuladores de Crédito que calculam de forma precisa os lances e parcelas após a contemplação.

Também há como compartilhar o resultado em PDF com o cliente, formulários de Cadastro Digital disponível para o cliente preencher online, consulta antecipada de CPF/CNPJ nas Administradoras para aprovação do cliente, e como efetivar uma Venda na Plataforma.

O Dashboard apresenta um quadro de demonstração das vendas anuais/mensais e comissionamentos, Anotações CRM - banco de dados de contatos e negociações que você pode visualizar através de uma linha do tempo, com todos os contatos que teve com o seu cliente. Dentro da plataforma você tem acesso há diversas administradoras, cada qual com suas características e diferenciais.

E para encerrar com chave de ouro, apresentamos a SiMO (Simulador da Melhor Oportunidade), nossa Inteligência Artificial que busca os grupos e créditos mais relevantes, dentre todas as administradoras, para a necessidade de cada cliente.

E você, já se imaginou oferecendo em tempo real a melhor oportunidade para o seu cliente?

Teste gratuitamente por 10 dias e perceba a evolução que a Ololu esta trazendo e conheça mais sobre essa ferramenta que está revolucionando o mercado de Consórcio.