Serei contemplado se quitar o consórcio?

Serei contemplado se quitar o consórcio?

Sobrou+um+dinheiro+e+está+pensando+em+quitar+o+seu+consórcio?+Nada+como+o+sentimento+de+alívio+de+se+livrar+de+um+dívida,+não+é+mesmo?+Mas+é+fundamental+conhecer+o+que+acontece+com+a+cota+ao+antecipar+o+pagamento.

A+antecipação+do+saldo+devedor+não+dá+ao+consorciado+o+direito+de+utilizar+o+crédito.+Ou+seja,+a+antecipação+não+dá+direito+à+contemplação.+As+duas+únicas+formas+de+ser+contemplado+no+consórcio+é+por+meio+de sorteio+ou+lance.+Logo,+se+sua+intenção+é+ser+contemplado,+você+pode+utilizar+o+valor+para+fazer+uma+oferta.

Outro+ponto+importante+a+saber+sobre+a+antecipação,+é+que+cabe+à+administradora+a+decisão+de+oferecer+descontos+em+sua+taxa+de+administração.+Não+é+possível+ter+descontos+no+valor+referente+ao+fundo+comum+do+grupo,+pois+esse+valor+é+utilizado+em+sua+totalidade+para+viabilizar+as+contemplações.

Qual+o+benefício+de+antecipar+o+pagamento?

O+primeiro+benefício+é+que+você+elimina+possíveis aumentos+na+parcela por+conta+da correção+do+crédito.+Lembre-se+de+que,+no+consórcio,+o+valor+do+crédito+é+atualizado+periodicamente,+conforme+as+regras+contratuais,+para+garantir+o+poder+de+compra+de+todos+os+consorciados+até+o+fim+do+grupo.+Ao+quitar+seu+consórcio,+você+fica+dispensado+desse+compromisso.

Para+quem+já+foi+contemplado,+outro+benefício+é+a+liberação+das garantias.+Essas+são+solicitadas+no+momento+da+utilização+do+crédito+para+garantir+que+o+consorciado+cumprirá+com+seus+compromissos+financeiros+após+utilizar+o+crédito.+Esse+procedimento+é+fundamental+para+a+segurança+do+grupo+de+consórcios,+cabendo+à+administradora+avaliar,+aprovar+e/ou+solicitar+garantias+complementares.

Por+fim,+mas+não+menos+importante,+está+o+alívio+do+seu+orçamento+ao pagar+uma+dívida.+Sem+contar+que+você+estará+livre+dessa+preocupação+em+caso+de+imprevistos+no+seu+orçamento.

A+dica+da+ABAC+é:+faça+o+pagamento+na+data+da Assembleia+Geral+Ordinária+(AGO),+que+é+quando+o+pagamento+é,+de+fato,+considerado.+Pagando+antes,+caso+ocorra+alteração+no+preço+do+bem+ou+serviço+até+a+data+da+assembleia,+você+terá+que+arcar+com+a+diferença.

Consulte+a+administradora+para+saber+seu+saldo+devedor,+verifique+a+possibilidade+de+negociação,+e+avalie+cuidadosamente+se+quitar+o+consórcio+vai+ao+encontro+dos+seus+objetivos.+São+seus+sonhos+que+estão+em+jogo!

Artigo baseado nesta fonte: https://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/serei-contemplado-se-quitar-o-consorcio

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: