Saiba a importância do Marketing de Conteúdo para sua empresa vender mais!

Saiba a importância do Marketing de Conteúdo para sua empresa vender mais!

Cada dia fica mais evidente a importância do marketing de conteúdo para os negócios online. Marcas de vários segmentos têm investido em posicionamentos para se manter em relevância.

A produção e compartilhamento de conteúdo especializado é parte integrante disso. Em termos de captação e conversão de leads, o marketing de conteúdo está entre as estratégias mais indicadas.

Não é à toa que ela é recomendada por tantos especialistas. O Marketing precisa de técnicas avançadas e interativas para gerar resultados.

Entenda o que é o marketing de conteúdo, quais canais podem ser trabalhados com ele e as principais estratégias a seguir!

O que é marketing de conteúdo? 

Imagine que uma confeiteira abre uma padaria. O objetivo dela é oferecer produtos diferenciados, que não costumam ser vendidos nas padarias convencionais.

Pensando nisso, a empreendedora teve a ideia de abrir um blog para fornecer informações introdutórias sobre essa nova padaria.

Esse é um exemplo clássico de como funciona o Marketing de Conteúdo na prática! A ideia central é compartilhar material relevante e informativo para atrair potenciais clientes e depois convertê-los em clientes. 

O alto número de estímulos simultâneos típicos da Internet torna mais difícil prender a atenção de um usuário por tempo suficiente para completar a conversão.
O marketing de conteúdo é ótimo para conquistá-los e, acima de tudo, construir uma imagem positiva para o público-alvo do seu negócio.

Saiba quais canais usar

Para dar visibilidade ao seu conteúdo, é necessário utilizar meios eficazes para atingir o público. Existem vários formatos e plataformas para você fazer isso.

Conheça 4 canais fundamentais para que você possa começar a construir sua estratégia e aprimorar o Inbound Marketing da marca. 

O Blog

O Blog é o formato mais usado em todo planejamento de marketing de conteúdo, sendo também um canal muito importante. 

Assim, ele deve ser usado como a peça central de conteúdo da estratégia, concentrando todos os outros canais da empresa nele, ou seja, é preciso trabalhar os redirecionamentos para esse canal que é próprio.

Com isso, cada vez mais visitantes vão acessar o site da empresa e saber mais sobre as soluções que ela oferece. 

Mídia paga 

Outro canal muito importante é a mídia paga, como as ferramentas de anúncios Google Ads e Twitter Ads, entre outras. 

Ao investir em mídia paga, o conteúdo vai aparecer nos primeiros resultados de pesquisa sempre que alguém pesquisar uma das suas palavras-chave, que devem sempre fazer parte do material.

E-mail marketing
 
O e-mail pode parecer um canal ultrapassado, mas na realidade ainda é um dos mais utilizados pelas pessoas. Logo, tem muito potencial dentro do marketing digital.

Afinal, a maioria das pessoas usam o e-mail como ferramenta de trabalho. Por isso, entram nele diariamente.

Portanto, aproveitar esse formato para se conectar com pessoas que fizeram negócio com você no passado - e também com pessoas que demonstram interesse em comprar - é essencial.   

Redes sociais 

As redes sociais dominam todas as áreas da internet. Pessoas de várias faixas de idade visitam-nas diariamente por diversos motivos, como:

  • Entretenimento;
  • Informação em tempo real;
  • Interação com amigos;
  • Conhecimento sobre novos produtos.

Assim, a instantaneidade do Twitter e do Instagram deve ser aproveitada para promover produtos e serviços. 

Conheça as melhores estratégias de marketing de conteúdo

Para finalizar, confira as melhores maneiras de empregar o marketing de conteúdo no seu negócio.

Produza materiais ricos

Uma estratégia interessante para atrair e converter leads é produzir material rico, como e-books e webinars, para agregar valor a eles.

Você pode disponibilizá-los gratuitamente em troca das informações de contato dos visitantes. Isso geralmente é feito por landing pages, onde o usuário preenche um formulário para baixar o material.

A longo prazo, é possível enviar por e-mail outros conteúdos que gerem novas oportunidades de vendas. 

Aposte no audiovisual

O vídeo é um formato que pode ser aproveitado para criar ainda mais valor para o público. Algumas ideias de vídeo são tutoriais e guias de uso de produtos.

Mostrar os bastidores da loja e depoimentos de clientes também é indicado.

O conteúdo pode ser publicado em blogs e redes sociais, ou nas páginas dos produtos, ajudando a melhorar a experiência de compra.

Engaje o público nas redes sociais

As redes sociais são ótimas plataformas para divulgação de vários tipos, já está claro.

Criar postagens atraentes para os seguidores permite que você se conecte com eles e construa a marca online. Com isso, o site corporativo vai ter mais acessos e mais leads.

Ao falar diretamente com as pessoas, você entende melhor as necessidades e interesses delas.

As redes sociais ainda podem ser empregadas para incentivar os usuários a produzir conteúdo próprio.

Os seguidores gostam de compartilhar fotos, vídeos e avaliações de compras. Esse tipo de ação ajuda a aumentar o alcance da sua marca e mostra que outros clientes confiam no seu negócio, o que gera prova social.

O marketing de conteúdo sozinho não é o bastante para alavancar vendas. Mas ele é um componente fundamental para trabalhar a imagem da marca online.
 

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Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

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