Para ser um vendedor bem sucedido, você precisa ter uma metodologia com práticas que o guiarão para o sucesso, que o auxiliarão a vender mais e entregar mais resultados em menos tempo para sua empresa.
Vendedores excelentes buscam aprendizado contínuo, sempre bem informados e se inovando dentro do mercado com o auxílio de novas tecnologias que entregam uma solução e/ou economia de tempo, ajudando nos processos da empresa, como sistema de CRM, Multicálculos de cotas para consórcio dentro das maiores administradoras e que te ajudam a entender melhor sobre lances e contemplação.
Conhecer seu produto
Para vender bem, você precisa ser especialista em consórcio, entender todos os detalhes, tanto prós e contras, os pontos críticos que existem em uma carta de crédito e saber a diferença entre adquirir um consórcio de um banco ou uma empresa especialista, saber como antecipar a parcela e um dos detalhes mais importantes é saber explicar para seu cliente a diferença entre o juros de um financiamento e a taxa de administração do consórcio.
Quanto mais informação mais autoridade
Quando mais você dominar o assunto, mais você irá construir credibilidade e segurança na mente do seu cliente, criando um relacionamento de confiança e confiabilidade, um vendedor completo consegue antecipar possíveis objeções quanto a venda do consórcio, entender a necessidade do cliente e fazer compreender porque o consórcio é uma excelente ferramenta para o brasileiro.
Mapeie o perfil do seu cliente
Uma das estratégias abordadas que são a base de toda a sua prospecção e venda de consórcio, é mapear o perfil do seu cliente, se pergunte, “Quem é o cliente ideal que mais vou ajudar com meus serviços? Qual segmento do consórcio você tem mais propriedade no assunto?”
(Ex: Clientes que querem comprar um carro ou trocá-lo, comprar um imóvel, reformar ou construir sua casa, procedimentos estéticos, viagens, a compra da sonhada moto, festa de casamento, investimento para guardar dinheiro, etc.)
Assim, você prospecta com mais qualidade e maior volume de clientes com qualidade e potencial de fechar negócio com você, para isso utilize métodos e plataformas que te auxiliam nesse processo.
Consegui captar LEADS e agora?
Desenvolva apresentações impactantes, explique ao seu potencial cliente como o consórcio pode ajudá-lo a conquistar os objetivos que ele necessita naquele momento, seja claro em suas explicações mas mostre seu conhecimento sobre: taxas administrativas, benefícios da compra da carta de crédito com uma estratégia financeira tanto para ele ou a empresa dele.
Crie um roteiro de abordagem
Fazer uma abordagem contundente para agregar valor na venda do seu consórcio, você precisa pensar pelo seguinte fato, ele não te conhece e não tem uma boa imagem do consórcio, por isso seu PITCH (escrita correta é: PITCH) de vendas na abordagem tem que ser muito forte, o convencendo que você tem a solução para o “problema” dele ou para o objetivo dele a curto prazo.
Tenha um bom CRM
Use um CRM para ter controle dos seus processos de venda, tanto para clientes ou empresas que estão na etapa de prospecção, tanto para clientes que estão em negociação, até mesmo os que estão para fechar negócio com você.
É de extrema importância que você se organize bem para entregar o melhor atendimento e qualidade proporcionando a melhor experiência possível, quanto mais interação com seu cliente na venda do consórcio você entregar mais confiança ele terá em você e consequentemente fará uma venda mais rápida.
Venda sonhos
Encha os olhos do seu cliente, utilize técnicas que façam seu cliente imaginar. A compra do consórcio muitas vezes vem do emocional, faça-o imaginar alcançando a necessidade dele naquele momento. quanto mais você trabalhar a imaginação dele mais necessidade ele vai sentir de adquirir o consórcio.
Ancoragem
Ofereça uma carta de maior valor do que a desejada, assim você traz a impressão de que a que ele realmente quer é bem mais barata.
Portfólio
Use depoimentos, vídeos e fotos de clientes falando ou mostrando que compraram consórcio com você e que foram contemplados, com isso, a impressão que fica é que seu produto e seu serviço são reais.
Uma boa técnica também é o depoimento das administradoras com as quais você trabalha, mas lembre-se, nada é mais poderoso do que o depoimentos de outros clientes.
Pós-vendas
Muitos vendedores esquecem de fazer, as vezes por medo de o cliente ter uma experiência ruim e acabam não fazendo, mas isso não deve ser um problema, receber reclamações evoluem sua experiência como vendedor, e também te proporciona a chance de resolver o problema do seu cliente, quando você resolve, avança na relação cliente vendedor, ganhando o espaço de poder pedir indicações de bons feedbacks, depoimentos, indicações para ganhar referência de negócios, ampliando seu networking.
Lembre-se, vender consórcio nada mais é do que uma venda consultiva com ciclo mais longo, trazendo um tempo maior de relacionamento, você irá descobrir as dores e os problemas do seu cliente tem, você é o protagonista e leva muita informação para ele, então quanto mais você for especialista no assunto maior e melhor será seu rendimento.
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