Você quer entender mais sobre leads e como consegui-los? Também como gerenciar e se relacionar com eles? Leia nosso artigo até o final.
A princípio vamos responder uma pergunta básica, mas que talvez poucos saibam qual a definição: o que é lead? O lead nada mais é do que uma pessoa que tem um potencial interesse em adquirir o produto ou serviço no qual você ou sua empresa tem em mãos, mas não necessariamente com a intenção de compra.
Antes de fazer uma oferta, você precisa estreitar o relacionamento com esse lead, por exemplo, fazendo-o entender mais a fundo como funciona sua empresa, quais são seus valores, os benefícios e vantagens que os seus produtos e serviços oferecem, fazendo com que ele veja depoimentos ou casos de sucesso concretizados de outros clientes que você já foram fidelizados (depoimentos e afins ajudam muito na hora de converter um lead para um cliente). Enfim, a sua proposta precisa ter um valor agregado, assim, envolvê-lo para que de fato se torne uma oportunidade de negócio.
Com o impacto da transformação digital e a quantidade gigantesca de informações disponíveis na internet, a forma de conseguir negócios está em constante mudança, justamente porque a forma de comportamento, interação e pesquisa do consumidor para adquirir um produto ou serviço também está mudando.
É indispensável ter uma presença digital para buscar novos clientes através da internet, isso está se tornando uma prática cada vez mais comum no mercado de consórcio, porque muitas corretoras e administradoras estão investindo em anúncios para ganhar destaque nesse mercado, para conseguir novas oportunidades de venda.
E você? Já deu o primeiro passo para conseguir seus primeiros leads de consórcio pela internet? A (consorcio.page) é totalmente gratuita e você capta seus leads com facilidade utilizando nossas estratégias que já comentamos aqui em nosso blog.
Entendi o que são leads, mas como eu os encontro?
Um lead é diferente de pessoas que encontram sua corretora na internet, pelo fato de que um lead se interessa pelo seu produto a ponto de preencher um formulário e fornecer alguns dados para que você possa contatá-lo em algum momento próximo, já que as pessoas que te acham pela internet na forma de pesquisa já tem o interesse de fechar um consórcio e estão atrás da melhor proposta.
Mas para ser encontrado, é preciso que você apareça para pessoas que são seus clientes ideais, para isso você precisa entender como elas se comportam na internet e como impactar elas através de redes sociais com conteúdos atrativos ou investir também em anúncios tanto no google ads como no facebook ads.
Na prática você precisa definir seu público alvo, para entender com maior riqueza de detalhes quem irá ver seu conteúdo e onde este público está, suas mídias favoritas, quais são os maiores desafios que eles enfrentam, a sua rotina, o que curtem e quem eles seguem. Para isso, você precisa praticar um exercício de se colocar no lugar deles para ter a sensação de similar ao que ele sente ao encontrar seu conteúdo.
Produza conteúdos nas suas redes sociais
A produção de conteúdo tem como objetivo se relacionar com seu público, e com isso, facilitar que encontrem uma solução para seu problema.
Considere que já está definido seu cronograma e você irá criar e publicar 7 posts nas redes sociais, e no caso dos seus conteúdos, ser transparente e autêntico com seu público é a sua forma de se comunicar e também a melhor forma de impressionar do que parecer falso.
Determine os prazos ou frequência para que seus posts sejam produzidos, revisados e publicados em suas redes sociais. Todas as mídias possuem o famoso INSIGHTS, que medem a performance de cada publicação que você já tenha feito, dessa maneira você poderá entender melhor como seu público se comporta, podendo ajustar as datas e horas de postagem para que ela tenha um rendimento maior dentro da rede social.
Sempre deixe uma chamada para ação
CTA’s (call to action) ou chamadas para ação, devem ser inseridas em qualquer formato de conteúdo. Essas são palavras que induzem pessoas a interagir com seu conteúdo, induzindo elas a tomarem uma ação específica dentro do seu post, exemplos: comente aqui, curta o post se você gostou, nos siga se ainda não faz parte, etc.
Se você quiser que as pessoas façam contato, você deve incentivá-las e remover todos os obstáculos que impedem, encurtando esse caminho, reforçando, use CTA’s em todos seus post e conteúdos produzidos.
Anúncios pagos no Google e outras plataformas
Anúncios pagos e links patrocinados são utilizados para aumentar ainda mais suas chances de alcançar seu público dentro da sua estratégia digital, e com certeza será a melhor forma de captar novos leads. Uma dica super importante, NUNCA USE O BOTÃO DE IMPULSIONAR das redes sociais, pois você estará literalmente rasgando dinheiro.
Invista na automação dos seus processos
Falhas que acontecem com bastante frequência são falta de processos autônomos dentro da sua empresa em alguma parte das etapas da geração de leads. Estamos falando da ausência de CRM para corretores de consórcio e também um website com formulários para captação de leads.
Se o volume da captação de leads for alto, será indispensável o uso dessas ferramentas para que você não perca oportunidades de novos negócios.
Planos de longo prazo
Ao longo deste artigo, vimos que a geração de leads e a produção de conteúdo é um caminho estreito e cheio de desafios, demanda, dedicação e aprendizado. O segredo é se planejar a longo prazo.
Absolutamente ninguém consegue gerar leads de forma consistente apenas publicando algumas vezes no mês, é muito importante manter a constância e persistir, para dominar as ferramentas e compreender o comportamento do seu público. Além de ser necessário muitos testes.
A sua capacidade para firmar um compromisso a longo prazo com a sua corretora é o segredo do sucesso, para sua empresa se manter no mercado será necessário gerar leads cada vez mais.
Espero que nossas informações e dicas nesse artigo tenha te ajudado, lá em nosso instagram temos conteúdos como esse toda semana.