Planejamento financeiro para garantir o futuro

Estabelecer metas de longo prazo é uma das formas mais eficazes de satisfazer as suas necessidades pessoais e profissionais. Mas um curso no exterior, a casa própria ou a viagem dos sonhos podem tornar-se objetivos inalcançáveis sem um bom planejamento financeiro.

O planejamento financeiro pode ser útil, também, para manter a família segura em casos imprevistos ou mesmo após a sua aposentadoria, quando os rendimentos, normalmente, caem. Por isso, planejar o seu futuro econômico já não é mais um luxo e sim uma necessidade.

Confira, abaixo, outras razões pelas quais você deve manter um planejamento financeiro:

Para não acumular dívidas

Há pessoas que vivem de salário por salário, ou seja, gastam exatamente o que ganham, sem economizar nada. Nesse caso, uma emergência que surge no meio do caminho é motivo para desencadear o descontrole financeiro.

Para não contrair dívidas, a melhor solução é separar uma parte do salário todos os meses para investir. Assim, em médio ou longo prazo, haverá dinheiro sobrando para cobrir qualquer eventualidade.

Para melhorar a qualidade de vida

Se você já analisou os seus ganhos e gastos, verá que as despesas cotidianas, como alimentação, colégio dos filhos, aluguel e impostos consomem a maior parte do que você ganha.

Mas, além desses custos básicos, todo mundo quer ter a oportunidade de trocar de carro ou mudar-se para uma casa maior. E a conquista desses desejos não é impossível. Avalie bem as suas despesas e determine o que é possível cortar. Para se ter uma ideia, se você economizar R$ 100 por mês, ao final de cinco anos, terá R$ 6 mil guardados, sem falar nas eventuais rendas de investimentos.

Para viver bem por muitos anos

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros atual é de 76,7 anos em 2020, e poderá chegar à 81,2, em 2060. Com os avanços tecnológicos na área da saúde e a preocupação das pessoas em alimentar-se melhor e praticar atividades físicas, a população tem alcançado uma longevidade nunca antes vista.

O problema é que, em um país onde os benefícios previdenciários são precários e a inflação é constante, chegar à terceira idade sem dinheiro guardado torna-se uma dor de cabeça. Então, fazendo investimentos ao longo dos anos, você tem grandes chances de garantir uma renda fixa, mesmo após a aposentadoria.

O Melhor Investimento

Como falamos nos parágrafos anteriores, a forma mais certeira de conseguir economizar dinheiro é por meio de investimentos. A jornalista Monique Mansur, assessora de marketing da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), afirma que com o consórcio é possivel se planejar e investir a longo prazo.

Apesar de terem prazos de término, é possível fazer um consórcio após o outro e, assim, ser contemplado mais de uma vez. E para que você saiba exatamente no quê está investindo, defina o que quer adquirir, em quanto tempo quer adquirir e quanto dinheiro você tem disponível. “Para participar de um consórcio, a pessoa precisa planejar o investimento e a aquisição do bem ou serviço. O consórcio é feito após você decidir o que quer comprar, pois o grupo é formado para a aquisição de bens pré-definidos em contrato”, explica Monique.

Faça já sua simulação e entenda porque o Consórcio vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros: https://ololu.com.br/simulador