Para fazer Consórcio, tem Idade mínima?

Fazer um consórcio significa planejar a realização dos seus objetivos. E o planejamento financeiro é algo muito importante de se colocar em prática o mais cedo possível. A partir do momento em que se tem renda, planejar significa ter responsabilidade sob seus ganhos e comprometimento com o futuro. Seja para você ou para a sua família, vamos te contar como funciona a titularidade do consórcio e quem pode ou não assinar o contrato.

Idade
O código civil brasileiro estabelece que para que qualquer pessoa física possa assinar um contrato, ela precisa ser considerada “plenamente capaz”, ou seja, precisa ter mais de 18 anos. Uma segunda opção é para os jovens maiores de 16 anos e menores de 18 que são considerados pelo código civil brasileiro como “relativamente capazes”, e podem assinar o contrato junto aos seus responsáveis.

Menores de 16 anos serão representados pelos pais ou tutores, ou seja, seu nome pode constar no contrato, mas são os seus responsáveis que vão assinar.

Em todas as modalidades, as situações são analisadas pela administradora, avaliando a capacidade de pagamento do menor ou dos pais na adesão do contrato.

Empresas
Em caso de empresas, o contrato deverá ser assinado pelo representante legal da empresa, como pessoa jurídica. A administradora deverá analisar o contrato social da pessoa jurídica para comprovar os poderes de representante.

Procuradores
O contrato do consórcio também pode ser assinado por procurador da pessoa física ou jurídica. Em caso de empresa, o mandato deve ter poder, concedido pelo dono ou sócios da empresa para isso. Em caso de pessoa física, é necessário que a procuração tenha expressamente os poderes do procurador para este fim.

Agora que você já sabe quais as regras para assinatura do contrato de acordo com a idade, comece a planejar a compra do seu carro, casa ou investimento fazendo uma Simulação. Independentemente da sua idade, a melhor forma de planejar é com a Ololu Consórcios & Investimentos.