O relacionamento com o cliente aumenta suas vendas?

Se você pensa em venda como sendo algo automático, para falar de consórcio e insistir ou torcer para que o cliente compre, esse texto é para você.

Vamos te falar sobre a importância de construir relacionamento com clientes, porque você deve fazer isso, e claro, como você pode fazer isso.

 

O que é o relacionamento com o cliente?

Quando falamos de relacionamentos, muitos vendedores acham que vão precisar forçar amizade com os clientes e não se sentem à vontade para investir nesse modelo de atendimento.

Mas, o relacionamento com o cliente é conseguir ir além da venda tradicional e agregar valor ao seu cliente.

Se relacionando com ele, você poderá entender o que ele busca, sua real necessidade, qual prazo necessita para conquista do seu objetivo, e assim, ganhará sua confiança, o que é fundamental quando falamos em mercados competitivos (e vamos combinar, todos os mercados estão competitivos!).

Não pense que criar relacionamento com o seu cliente é ligar para ele todos os dias ou vê-lo todos finais de semana.

Para criar um relacionamento consistente com seu cliente, precisará  conhecê-lo e principalmente conseguir ouvir o que ele tem a dizer.

Assim, você poderá identificar os gostos e necessidades e, a partir disso, oferecer o melhor atendimento possível.

É claro que sozinho fica difícil de conhecer todos seus potenciais clientes. 

Justamente, contar com a ferramenta certa para isso, é necessário quando o assunto é relacionamento com o cliente, por isso, o CRM é tão importante.

Com uma ferramenta de CRM você consegue cadastrar históricos de atendimento, agendar atividades para realizar com os clientes e principalmente ter todo acompanhamento do que foi trabalhado com ele durante todas as etapas.

Além disso, contando com um bom sistema você ainda consegue visualizar todo seu funil de vendas e controlar as oportunidades, sem deixar nada perdido pelo caminho!

Ter boas informações e dados completos sobre seus clientes será fundamental para o relacionamento ser construído, mas ter posse dessas informações organizadas e com fácil acesso é o primeiro passo!

Ligou para seu cliente? Anote.

Seu cliente comentou que precisa de algo específico? Anote.

Ele irá viajar para fora do país e pediu para que você entre em contato somente daqui à 3 semanas? Anote!

 

Quais as vantagens de ter um relacionamento com o seu cliente?

Na hora de fazer uma compra, você prefere investir seu dinheiro em uma empresa desconhecida ou em uma empresa que você já vem tendo contato e sendo bem atendido?

As principais vantagens que todo time comercial encontra ao construir relacionamentos com os clientes são:

 

1. Maior confiança:

Você ganhará do seu concorrente, porque você construiu um futuro com cliente e ele já confia em você. A confiança se ganha quando você lembra de tudo que foi conversado, não esqueceu datas importantes na negociação e se fez presente nos momentos decisivos. Além de ser sempre muito transparente com os processos e o produto ofertado.

 

2. Fidelização:

Se durante o processo de compra seu cliente se sentiu seguro depois de efetivar a compra e continuou recebendo um atendimento de qualidade, a tendência é que ele fidelize, continue a consumir e ainda indique você e seus serviços para outras pessoas.

 

3. Resolver problemas:

Ao ter um relacionamento com seu cliente e estar sempre em contato, você e sua equipe conseguem identificar possíveis problemas antes que eles causem prejuízos para qualquer uma das partes.

Portanto, além de mostrar eficiência e proatividade, você ainda evita situações negativas para o cliente.

Porém, se ocorrer algum problema, ele irá contar com sua rápida atuação para resolver. E isso, com certeza, pode trazer ainda mais confiabilidade na sua relação.

 

4. Ter um sistema de CRM atualizado:

O relacionamento com o cliente sendo cultivado, sempre terá informações atualizadas para abastecer o CRM, o que facilitará para você e toda equipe conhecer esse cliente e seus projetos presentes e futuros!