A Plataforma Digital é uma poderosa ferramenta que auxilia o vendedor em sua rotina diária com a organização dos compromissos e o fácil acesso as informações úteis durante a abordagem de vendas. E neste ponto existe uma grande semelhança com o marketing. A principal função do marketing é agrupar dados sobre o público-alvo de uma determinada empresa na intenção de traçar o perfil do cliente ideal e estruturar ações de publicidade e vendas.
Disso nós podemos compreender que o marketing e a Plataforma Digital possuem em comum a necessidade de coletar e agrupar informações. Mas apesar desta nítida semelhança, muitos vendedores não exploram a ferramenta da plataforma digital como um potencial banco de dados para conhecer melhor seu público-alvo. A grande maioria se limita a registrar atividades, prazos e compromissos.
Diante disso, vamos propor algumas medidas que você pode tomar para usar o marketing e a plataforma digital como grandes aliados no fechamento de novas vendas.
Utilize o Marketing e a Plataforma Digital em Campanhas Estratégicas
A principal maneira de potencializar a plataforma digital para ser utilizado em campanhas estratégicas é coletando informações dos seus clientes e potenciais clientes.
Sempre que puder, pegue o máximo de informações com as pessoas que estão interessadas nos produtos e serviços que você vende. Caso tenham chegado até você por meio de uma indicação, peça o nome de quem o indicou e registre na plataforma digital.
Coloque a data de aniversário do cliente, produtos que ele comparou e/ou solicitou orçamento e todos os detalhes que julgar relevantes durante a negociação.
Com essas informações em mãos você deve criar um perfil para o cliente ou potencial cliente na plataforma digital e nutrir com os dados levantados. Como você nunca sabe quando vai encontrar um potencial cliente, é muito importante contar com uma plataforma digital responsiva, que você possa utilizar em qualquer lugar por meio do smartphone, por exemplo.
A medida que seu banco de prospectos e clientes for aumentando, você poderá estruturar as seguintes campanhas:
- Marketing de conteúdo: identifique na plataforma digital quais foram os produtos mais comprados, as dúvidas mais frequentes sobre os consórcios que você oferece e as objeções que seus clientes sempre apresentam. Ao saber disso, você poderá estruturar uma pauta de conteúdo com textos para ser publicado em seu site ou blog com o intuíto de tirar as dúvidas dos seus potenciais clientes e atrair novos clientes.
- Publicidade online: qual a faixa etária, o sexo e a renda da maioria das pessoas que compram o produto que lhe proporciona a melhor comissão? Munido dessas informações você pode criar anúncios publicitários online para atrair o seu cliente ideal com um maior grau de precisão. O Facebook ADS e o Google Adwords são ótimas ferramentas para criar campanhas de publicidade online.
- Programas de fidelidade: com os dados dos clientes você pode criar um programa de fidelidade para premiar aqueles clientes que sempre adquirem novas cotas com você e ainda indicam os seus serviços. Ao criar um programa de fidelidades você pode conceder ofertas especiais, dar brindes e descontos para os clientes que aderirem ao seu programa de fidelidade. Você já tem os dados em mãos, só precisa organizar as diretrizes do seu programa de fidelidade.
- Promover eventos: crie uma campanha online e offline (panfletagem) para promover eventos e atrair potenciais clientes para conhecer assuntos que são do interesse deles, mas que estejam relacionados aos produtos e serviços que você oferece.
Com as informações na plataforma digital você pode disparar e-mails para seus clientes e convidá-los para participar do evento e levar consigo mais uma ou duas pessoas. Esses eventos são ótimos para aumentar o seu número de potenciais clientes.
Além dessas campanhas você pode estruturar muitas outras por meio das redes sociais, e-mail marketing e por meio de parcerias.
Faça Propostas Personalizadas
Se tem uma coisa que nenhum cliente gosta é de ser tratado como mais um. Portanto, invista em um atendimento personalizado. Utilize as informações da plataforma digital para identificar um perfil no qual o seu potencial cliente se enquadra e faça as ofertas com base naquilo que mais se identifique com o perfil dele.
Deste modo, o potencial cliente ficará com a sensação de que você realmente está empenhado em resolver o problema dele e não apenas em conquistar mais uma comissão.
Fazer uma abordagem customizada de vendas também é um aspecto comum entre o marketing e a plataforma digital. Portanto, tenha em mente que cada proposta que você enviar, precisa ser personalizada e contemplar as melhores soluções para o que o seu potencial cliente está procurando.
Insistir apenas na venda do produto que lhe proporciona a melhor comissão vai fazer você parecer um vendedor chato, além de ser o caminho mais rápido para o fracasso. Pense nisso!
E você, já utiliza o marketing e a plataforma digital em suas campanhas estratégicas e ações de vendas?
As novas tecnologias chegaram para facilitar nossa rotina e nos fazer prestar um atendimento personalizado e rápido, valorizando o tempo do seu cliente e aumentando significativamente suas chances de fazer novos negócios.
Só experimente e veja dar certo. É como se um mundo de possibilidades fosse aberto. São 10 dias grátis: Plataforma Digital da Ololu.