O que o Marketing e a Plataforma Digital Possuem em Comum?

O que o Marketing e a Plataforma Digital Possuem em Comum?

A Plataforma Digital é uma poderosa ferramenta que auxilia o vendedor em sua rotina diária com a organização dos compromissos e o fácil acesso as informações úteis durante a abordagem de vendas. E neste ponto existe uma grande semelhança com o marketing. A principal função do marketing é agrupar dados sobre o público-alvo de uma determinada empresa na intenção de traçar o perfil do cliente ideal e estruturar ações de publicidade e vendas.

Disso nós podemos compreender que o marketing e a Plataforma Digital possuem em comum a necessidade de coletar e agrupar informações. Mas apesar desta nítida semelhança, muitos vendedores não exploram a ferramenta da plataforma digital como um potencial banco de dados para conhecer melhor seu público-alvo. A grande maioria se limita a registrar atividades, prazos e compromissos.

Diante disso, vamos propor algumas medidas que você pode tomar para usar o marketing e a plataforma digital como grandes aliados no fechamento de novas vendas.

Utilize o Marketing e a Plataforma Digital em Campanhas Estratégicas
A principal maneira de potencializar a plataforma digital para ser utilizado em campanhas estratégicas é coletando informações dos seus clientes e potenciais clientes.

Sempre que puder, pegue o máximo de informações com as pessoas que estão interessadas nos produtos e serviços que você vende. Caso tenham chegado até você por meio de uma indicação, peça o nome de quem o indicou e registre na plataforma digital.

Coloque a data de aniversário do cliente, produtos que ele comparou e/ou solicitou orçamento e todos os detalhes que julgar relevantes durante a negociação.

Com essas informações em mãos você deve criar um perfil para o cliente ou potencial cliente na plataforma digital e nutrir com os dados levantados. Como você nunca sabe quando vai encontrar um potencial cliente, é muito importante contar com uma plataforma digital responsiva, que você possa utilizar em qualquer lugar por meio do smartphone, por exemplo.

A medida que seu banco de prospectos e clientes for aumentando, você poderá estruturar as seguintes campanhas:

  • Marketing de conteúdo: identifique na plataforma digital quais foram os produtos mais comprados, as dúvidas mais frequentes sobre os consórcios que você oferece e as objeções que seus clientes sempre apresentam. Ao saber disso, você poderá estruturar uma pauta de conteúdo com textos para ser publicado em seu site ou blog com o intuíto de tirar as dúvidas dos seus potenciais clientes e atrair novos clientes.
  • Publicidade online: qual a faixa etária, o sexo e a renda da maioria das pessoas que compram o produto que lhe proporciona a melhor comissão? Munido dessas informações você pode criar anúncios publicitários online para atrair o seu cliente ideal com um maior grau de precisão. O Facebook ADS e o Google Adwords são ótimas ferramentas para criar campanhas de publicidade online.
  • Programas de fidelidade: com os dados dos clientes você pode criar um programa de fidelidade para premiar aqueles clientes que sempre adquirem novas cotas com você e ainda indicam os seus serviços. Ao criar um programa de fidelidades você pode conceder ofertas especiais, dar brindes e descontos para os clientes que aderirem ao seu programa de fidelidade. Você já tem os dados em mãos, só precisa organizar as diretrizes do seu programa de fidelidade.
  • Promover eventos: crie uma campanha online e offline (panfletagem) para promover eventos e atrair potenciais clientes para conhecer assuntos que são do interesse deles, mas que estejam relacionados aos produtos e serviços que você oferece.

Com as informações na plataforma digital você pode disparar e-mails para seus clientes e convidá-los para participar do evento e levar consigo mais uma ou duas pessoas. Esses eventos são ótimos para aumentar o seu número de potenciais clientes.

Além dessas campanhas você pode estruturar muitas outras por meio das redes sociais, e-mail marketing e por meio de parcerias.

Faça Propostas Personalizadas
Se tem uma coisa que nenhum cliente gosta é de ser tratado como mais um. Portanto, invista em um atendimento personalizado. Utilize as informações da plataforma digital para identificar um perfil no qual o seu potencial cliente se enquadra e faça as ofertas com base naquilo que mais se identifique com o perfil dele.

Deste modo, o potencial cliente ficará com a sensação de que você realmente está empenhado em resolver o problema dele e não apenas em conquistar mais uma comissão.

Fazer uma abordagem customizada de vendas também é um aspecto comum entre o marketing e a plataforma digital. Portanto, tenha em mente que cada proposta que você enviar, precisa ser personalizada e contemplar as melhores soluções para o que o seu potencial cliente está procurando.

Insistir apenas na venda do produto que lhe proporciona a melhor comissão vai fazer você parecer um vendedor chato, além de ser o caminho mais rápido para o fracasso. Pense nisso!

E você, já utiliza o marketing e a plataforma digital em suas campanhas estratégicas e ações de vendas?

As novas tecnologias chegaram para facilitar nossa rotina e nos fazer prestar um atendimento personalizado e rápido, valorizando o tempo do seu cliente e aumentando significativamente suas chances de fazer novos negócios.

Só experimente e veja dar certo. É como se um mundo de possibilidades fosse aberto. São 10 dias grátis: Plataforma Digital da Ololu.

Artigo baseado nesta fonte: https://www.leadsdeconsorcio.com.br/blog/saiba-o-que-marketing-e-crm-possuem-em-comum-e-tire-proveito-disso-para-consorcio/

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Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

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