O que é Grupo de Consórcio em Andamento?

O que é Grupo de Consórcio em Andamento?

Consórcio é uma modalidade de investimento para conquista de uma casa, carro ou serviços, de forma coletiva. A partir do momento que você começa a investir em uma cota de consórcio, entra em um grupo com outras pessoas com interesses parecidos com o seu.

Nesse grupo acontecem sorteios mensalmente. Os participantes podem ser sorteado ou fazer a oferta de um lance, ou seja, um valor mais elevado para ter acesso ao bem.

Artigo Relacionado: Lance embutido: o segredo para “encurtar” a contemplação no consórcio imobiliário

Existem duas formas de participar de um grupo de consórcio: a partir do momento em que se forma um novo, ou entrar em um grupo já em andamento.

A seguir, vamos explicar como funciona e as vantagens de um grupo em andamento.

Diferenças de um grupo novo e um grupo em andamento
Quando se está em um novo grupo de consórcio, todos os integrantes começam a investir em um bem ao mesmo tempo. Dessa forma, todos têm as mesmas chances de serem contemplados. Por isso mesmo, é comum que muitos queiram oferecer um lance já nos primeiros meses.

Para que os valores se tornem mais acessíveis, é preciso esperar um bom tempo. Claro que permanece a possibilidade de ser sorteado mas, se a ideia é oferecer o lance o quanto antes pelo bem em que está investindo, você pode considerar a opção de um grupo já em andamento.

Como participar de um consórcio em andamento
Da mesma forma que você pode investir em um novo grupo, também é possível assumir uma cota já em andamento.

Existem casos de consorciados que desistem de suas cotas e, por diversas questões, preferem fazer a transferência para outro proprietário ou até mesmo negociar com a administradora a desistência.

Para que essas cotas não fiquem paradas - e prejudiquem o grupo em andamento, já que o consórcio depende de várias pessoas financiando os bens de todos os integrantes em um fundo comum - muitas delas voltam a ser comercializadas.

A vantagem de investir em uma cota em andamento é a possibilidade de oferecer lances mais em conta. Isso porque, geralmente, a maioria dos consorciados de maior poder aquisitivo já ofertaram o valor de lance nos primeiros meses e já foram contemplados.

O SiMO, nosso Simulador da Melhor Oportunidade, desenvolvido pela Ololu, já considera as melhores cotas dos grupos em andamento e mostra para você uma sugestão de lance muito acertiva para contemplar seu consórcio. Façar agora uma simulação e veja como funciona.

Artigo baseado nesta fonte: https://www.embracon.com.br/blog/o-que-e-e-como-funciona-o-consorcio-em-andamento

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: