O boom Imobiliário do Metaverso

O boom Imobiliário do Metaverso

Se alguém comentasse: “vou vender um lote de terreno virtual”,  ninguém acreditaria que um dia isso seria possível, ou até mesmo, iriam rir da cara da pessoa. Mas há um ano, descobrimos que nós estamos em uma nova realidade.

Todo mundo quer estar adiantado, na frente. Quem acredita que perdeu a corrida do ouro da blockchain, na terra virtual, pense novamente, porque existe um futuro mais eficiente e escalável para a interseção de blockchain e de imóveis que está sendo desenvolvido enquanto você lê esse artigo.

O que são terrenos no metaverso

Já ouviu falar que NFTs - padrão tecnológico para ativos digitais exclusivos, como obras de arte ou casas virtuais - é um multi-chain, uma trilha diversa para resolver limitações e aprimorar o uso para apresentar oportunidades nunca imaginadas, que atingem vários cantos da cultura e do comércio.

Em um futuro próximo, com o multi-chain veremos grandes oportunidades para todos os segmentos de consórcio que já existem, só que em uma realidade virtual, ou na compra de super computadores para poderem participar do multiverso, mas, o que está mudando tudo isso são os lotes virtuais que você vai poder adquirir dentro do mundo virtual.

Embora seja complicado ainda associar o mercado imobiliário com o atual avanço tecnológico do blockchain, o potencial para esse setor será cada vez mais modernizado, eficiente e poderoso - até mesmo inevitável.

Qualquer indivíduo que já adquiriu ou alugou um imóvel, estará familiarizado com esse processo demorado e caro. Precisando assinar contrato, pagamentos pendentes entre inquilinos e proprietários, corretores e muitas vezes, advogados mediadores. Isso requer muito tempo e dinheiro.

Com imóveis virtuais no metaverso, poderá ser implementado transações ponto a ponto, o uso de contratos digitais inteligentes e automatizando com todos os processos jurídicos já inclusos. Contratos inteligentes poderão ser programados para acionar ações instantaneamente e executar pedidos conforme a demanda. E como resultado, os ativos imobiliários, como edifícios, ações, dívidas ou patrimônio, poderão ser executados em minutos ao invés de um longo período.

Os imóveis virtuais podem liberar liquidez por meio de mercados globais descentralizados que habilitam ativos negociáveis e permitem que os ativos do metaverso sejam usados como garantia extraível para alimentar métodos inovadores de empréstimo em finanças descentralizadas e aquisição de consórcio.

Por meio do que esperamos ser um metaverso cada vez mais aberto, os usuários poderão um dia mover ativos digitais e NFTs para dentro e para fora de mundos virtuais. Talvez suas casas digitais possam ser usadas como garantia para empréstimos, ou até mesmo aumentar o score para adquirir a carta de crédito ao ser contemplado no consórcio.

Já imaginou se você pudesse tomar emprestado um valioso pedaço de terreno virtual para adquirir um terreno físico? Demais né?

Esta será uma nova fase do mundo, mas ainda está em testes e a rede de contratos inteligentes também.

Ainda assim, os NFTs imobiliários prometem a capacidade de democratizar a propriedade, um espaço que historicamente excluiu a maioria do mundo, o valor imobiliário é amplamente influenciado pela proximidade de lojas, serviços e bairros atraentes. Resta saber se isso pode acontecer também no metaverso, onde os jogadores podem “se teletransportar ao redor do mundo, tornando a viagem instantânea” e irrelevante para a avaliação de preços.

Existem considerações sociais e ativos para fazer com que as pessoas valorizem a propriedade digital. Isso já está acontecendo, mas este novo mundo poderá ainda levar um tempo. Muito parecido como construir uma casa.

Já imaginou as possibilidades do Metaverso? Integrar todos os tipos de consórcio com os produtos virtuais com a facilidade do mundo digital? Fica um assunto a se pensar, oportunidades de negócios inovadores estão por vir e o mercado de consórcio também precisará evoluir para estar iserido nesse meio.

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: