HP 12C – O tempo passa, ela fica

A calculadora financeira: HP 12C

A calculadora financeira: HP 12C

O que torna esta calculadora totalmente única entre todos os produtos eletrônicos de consumo é que ela foi introduzida pela primeira vez pela HP há 41 anos atrás, em 1981, e ainda hoje é considerada um produto relevante e atualizado, o “estado da arte” para analistas financeiros, corretores, investidores, professores e, claro, vendedores de consórcio.

Tenho usado HP 12C quase diariamente desde os anos 2000 e atualmente possuo somente a versão em aplicativo para celular. E Agora, em 2022, fico feliz em dizer que a calculadora financeira HP 12C e eu estamos completando juntos 41 anos de idade.

O objetivo de desenvolver o HP 12C era ter uma calculadora financeira programável sofisticada, que fosse pequena o suficiente para caber no bolso de uma camisa, teria bateria de longa duração e atenderia ao “teste de queda” da HP - a capacidade de resistir a uma queda de uma mesa em um piso de concreto. A HP trabalhou com uma equipe de pesquisadores com PhDs em análise numérica, matemática, engenharia elétrica e ciência da computação para desenvolver a 12C.

A decisão foi tomada, para a eficiência matemática e computacional final, usar RPN (Notação Polonesa Reversa) para entrada de dados (sem necessidade da tecla Equal na calculadora), em vez da entrada algébrica tradicional (que usa uma tecla Equal em um calculadora tradicional). Por exemplo, em vez de 2 + 2 = 4 (entrada algébrica), a entrada RPN seria: 2 ENTER 2 + (a operação matemática vem por último).

Embora os matemáticos e engenheiros se sentissem confortáveis com o RPN, a HP estava preocupada que os profissionais de finanças tivessem problemas para aceitar o RPN, mas a calculadora se tornou um grande sucesso entre o público financeiro e ainda é amplamente usada hoje.

Em 2003, a HP lançou a HP 12C Platinum, que permite ao usuário selecionar um dos modos de entrada: RPN ou Algébrico. Embora, uma vez que você se sinta confortável com o RPN, eu posso garantir que você NUNCA vai querer voltar para a entrada algébrica tradicional, é muito lento e ineficiente.

O modo RPN é um sistema extremamente poderoso e, quando dominado, pode economizar o pressionamento de teclas e, assim, economizar tempo. Isso significaria que você não precisaria usar parênteses em seus cálculos. O modo RPN também mostra os resultados intermediários em seus cálculos, o que torna os cálculos complexos mais fáceis de controlar.

A calculadora financeira HP 12C, produto da visão dos laboratórios da HP e de um fazendeiro de Iowa apaixonado pela física, é um produto eletrônico de consumo icônico que ainda é vendido praticamente inalterado com seu nome original e número de modelo 41 anos depois de ter sido lançada.

A HP 12C que é vendida hoje funciona e tem a mesma aparência da que foi comprada em 1981, por milhares de estudantes e profissionais financeiros e imobiliários em sua estreia mundial. Poucos produtos de design industrial alcançaram uma distinção tão clássica.

 

Curiosidade: A calculadora HP 12C é o produto mais longo e mais vendido da HP, em produção contínua desde seu lançamento.

 

Você provavelmente troca de computador a cada dois anos e atualiza seu telefone com base nos ciclos de lançamento da Apple. Mas é provável que dentro de sua pasta ou gaveta de sua mesa, ou como aplicativo no seu celular, haja uma calculadora HP 12C.

As forças schumpeterianas de destruição criativa tornaram quase todos os produtos eletrônicos de consumo do início da década de 1980 obsoletos hoje, tendo sido substituídos por produtos melhores, mais rápidos e mais baratos.

Mas, possivelmente mais do que qualquer outro produto de consumo que estava disponível em 1981 (pense em carros, telefones, câmeras, TVs, equipamento estéreo, computadores, etc.), a calculadora financeira HP 12C pode ficar sozinha como talvez o único produto eletrônico que sobreviveu aos últimos 41 anos.

Se você não está convencido de que a calculadora financeira HP 12C é um dos únicos produtos eletrônicos de consumo de 1981 que ainda é relevante e atualizado após 41 anos, navegue no catálogo Radio Shack de 1981 (verifique os telefones, aparelho de som equipamento, fita cassete, sistemas estéreo portáteis, secretárias eletrônicas, antenas de TV, rádios, calculadoras, "microcomputadores", máquinas de escrever etc) e veja se consegue encontrar algum outros eletrônicos de consumo disponíveis em 1981 que ainda hoje são considerados relevantes e atualizados! Se você puder encontrar algum exemplo, nos envie pelo Instagram (link do instagram), aposto que não haverá muitos!

A simplicidade da calculadora HP 12C e a ausência de uma interface mais elaborada podem ser irritantes para quem vive na era dos gráficos 3D e da tela sensível ao toque. Mas os usuários experientes sentem-se confortáveis com o conjunto limitado de comandos e se negam a abandoná-la.


Como um vendedor de consórcio usa a HP 12C?

A parcela de consórcio é composta por: 

Fundo comum
O fundo comum é a taxa principal referente ao valor do bem, por isso ela é considerada como 100% da carta de crédito adquirida no consórcio. Para calcular quanto corresponderá ao fundo por mês, basta pegar o valor da carta de crédito e dividir pela quantidade de meses que durará o contrato.

Taxa administrativa
A administradora é a responsável por formar e cuidar do funcionamento do grupo de consórcio, administrando os valores e a relação com os membros. Para isso, ela cobra a taxa administrativa, que é fixa e diluída ao longo do contrato. É importante ressaltar que essa empresa deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil e fazer parte da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Fundo de reserva
O fundo de reserva é a segurança do grupo para eventuais despesas. Isso significa que ele pode ser usado para cobrir despesas judiciais e extrajudiciais, bem como inadimplência de membros, para que não haja prejuízo para outros consorciados.  É uma taxa que pode ser proporcionalmente devolvida quando o grupo acabar, caso não tenha sido usada totalmente.

Seguro
O seguro é uma taxa opcional e deve constar formalmente no contrato. O seu valor também varia conforme a decisão da empresa que elabora o consórcio.

Geralmente há dois tipos. O primeiro é o seguro de vida, para o caso de o consorciado falecer durante a duração do contrato, e cobre as prestações para que não haja dívidas para a família. O outro tipo é o seguro de quebra de garantia, que cobre as parcelas do consorciado que foi contemplado, mas se tornou inadimplente.

Taxa de adesão
A taxa de adesão também é opcional. Permitida por lei, ela geralmente chega ao valor de 2% da cota e deve ser paga no momento da adesão ao contrato. Ela é considerada uma antecipação da taxa administrativa, portanto é descontada posteriormente.

Com todas as taxas em mão, o vendedor de consórcio consegue calcular o saldo devedor do cliente, e dividindo pelo prazo do grupo consegue obter o valor da parcela que deverá ser paga pelo cliente.

Além disso, com a calculadora e o histórico de contemplações do grupo em mãos, o vendedor de consórcio também pode calcular uma estimativa de lance que o cliente deve desembolsar para ter sua carta contemplada antecipadamente.


Existem alternativas à HP 12C?

Apesar de ser a preferida pelos veteranos do mercado e intrigar os iniciantes com sua lógica incomum, a tecnologia da calculadora HP 12C está ultrapassada. E o maior fator é a economia de tempo!

Você pode usar uma planilha, com todas as fórmulas já montadas, aguardando apenas a entrada dos dados para fazer todo o cálculo automaticamente apresentar a parcela para o cliente. Ou seja, muito mais rápido do que ficar apertando os botões da calculadora.

Mas para o profissional de consórcio que busca a maior eficiência, existe a Plataforma Digital da Ololu.

Apesar da fórmula para calcular parcela ou lance serem simples e basicamente da forma como explicamos anteriormente, cada administradora possui sua especifidade.

Por isso, na Ololu Plataforma Digital, você encontra simuladores de parcela específicos para cada necessidade, voltados especificamente e separados por administradora.

A ferramenta calcula com precisão as parcelas pós-contempladas e o lance que o cliente deseja ofertar, apresentando os percentuais que podem ser negociados. Se não bastasse, ainda pode compartilhar com o cliente os cálculos em PDF.

A Plataforma Digital possui um levantamento financeiro das negociações realizadas e diversos relatórios para controle do negócio. A Ololu também conta com uma inteligência artificial - o SiMO (Simulador da Melhor Oportunidade) - que reúne toda a informação das administradoras e apresenta apenas as melhores oportunidades alinhadas às necessidades do cliente final.


Conclusão

A tradicional calculadora HP 12c é a principal ferramenta para cálculos de matemática financeira, usada no dia a dia daqueles que estão envolvidos com crédito, financiamentos, empréstimos, investimentos e demais operações financeiras.
 
As planilhas também são muito utilizadas, possuem em sua longa lista de funções, as funções financeiras semelhantes à HP 12C. E agilizam o processo de cálculo pois as fórmulas já estão preenchidas, aguardando apenas a entrada do dado.

Mas quando se fala de venda de consórcio, o profissional que ainda não utiliza a Ololu Plataforma Digital está defasado com relação ao profissional que a utiliza. São muitas vantagens, além de ter um período gratuito para testes. Experimente grátis e compartilhe com seus colegas de trabalho.

Boas vendas!

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: