Guia rápido: Aumente suas vendas de consórcio

Guia rápido: Aumente suas vendas de consórcio

Vender consórcios pode ser um excelente negócio, o que dependerá muito de suas habilidades e dedicação. Afinal, além de auxiliar e instruir os clientes na conquista dos seus objetivos, você ainda determina quanto quer ganhar.

As altas taxas de juros cobradas em empréstimos e financiamentos fazem aumentar muito a busca por esse tipo de investimento com juros menores.

Se você tem dúvidas sobre como vender consórcio e busca dicas de como aumentar suas vendas e quer usar as ferramentas digitais a seu favor, não deixe de ler este conteúdo. 

Aqui, você vai entender como aumentar suas chances de ser bem-sucedido nas suas vendas de consórcio. Boa leitura!

 

O mercado digital 

Para saber como vender mais consórcio, precisará entender o que aconteceu no mercado digital…

Que a internet mudou nossos hábitos não é novidade para ninguém, antigamente com o acesso à informação mais escasso, o consumidor ficava refém das informações repassadas através das empresas e dos vendedores, mas a tecnologia mudou isso.

Com celulares que se comportam como computadores e a internet móvel cada vez mais rápida, torna-se mais fácil o acesso à informação sobre o mercado de consórcio, e o consumidor passou a ter o poder sobre suas negociações e conhecimento dos seus direitos. 

Antes de contratar algum vendedor ou administradora de consórcio, os consumidores pesquisam, buscam reclamações, indicações e informações sobre a empresa para que tenham confiança, e só então tomem a decisão de compra. 

Com isso, o contato do cliente que quer adquirir um consórcio com um vendedor quase sempre já é para fechar a venda, se o mapeamento da jornada do usuário for feito corretamente.

 

Conhecendo a metodologia Inbound

Também conhecido como marketing de atração, o método inbound veio para mudar a forma das empresas se comunicarem com os clientes, busca despertar o interesse do cliente com conteúdos relevantes que o ajude a entender suas necessidades e apresentar soluções.

Claro, que é preciso respeitar a jornada do cliente que está em busca de contratar uma cota de consórcio. Conhecido como funil de marketing, criando conteúdos relevantes para cada etapa. Hoje as empresas devem ir além da venda, é preciso encantar e engajar clientes com sua marca. 

 

Use o Inside sales a seu favor

Já ouviu falar de INSIDE SALES? Ainda não? Iremos explicar de forma rápida como funciona essa metodologia com foco na otimização de tempo e resultados, é basicamente a venda interna ou remota de produtos ou serviços, via whatsapp, e-mail, videoconferência e telefone.

A implantação desse tipo de venda, no caso remota, torna-se econômica para a empresa, visto que o vendedor de consórcio não precisará mais se deslocar para visitar clientes, os vendedores fazem o uso da tecnologia para realizar reuniões e negociações, o que reduz o custo com deslocamento e aumenta a produtividade, além de melhor entendimento e indicação da melhor oportunidade. 

Já que estamos falando em otimização de tempo, mais tempo para reuniões e fechar mais vendas, você pode usar a plataforma da consorcio.page para ajudar a gerar ainda mais leads interessados em seus serviços e produtos. 

 

Explore a tecnologia

Para vender mais consórcio online é preciso conhecer ferramentas que podem tornar seu trabalho mais tecnológico e eficaz, como site, WhatsApp, landing pages (consorcio.page), e-mail,  redes sociais e muito mais, a vantagem de tudo isso é possibilidade de venda através de múltiplos canais. 

Procure se informar sobre o recurso de cada ferramenta e assim determinar qual está mais alinhada às suas necessidades e seu modelo de negócio.

Além disso, mensurar os dados disponíveis em cada ferramenta te ajudarão a determinar seu próximo passo e automatizar alguns processos de vendas de consórcio, o que facilita muito a gestão do seu negócio.

 

Trabalhe outras praças

Trabalhar com vendas de consórcio online possibilita expandir sua área de atuação, e a internet veio para quebrar barreiras de localização, aumentar as negociações e o relacionamento com clientes.

Hoje é possível vender um consórcio para um cliente de uma cidade diferente da sua ou até outro estado.

 

Seja um bom ouvinte

O cliente busca a solução para um problema na hora de contratar um consórcio, por isso é tão importante ouvi-lo, mas principalmente é preciso entender o que está nas entrelinhas, com isso você poderá se preparar para possíveis questionamentos e entender as necessidades do cliente de forma mais eficiente.

 

Reforce as palavras do cliente

Reforçar o que o cliente falou mostra que você estava ouvindo e tem realmente interesse em ajudá-lo, assim você pode reforçar a necessidade que o cliente tem, desenvolvendo confiança entre você e seu cliente.

Saiba conduzir a conversa para que o cliente forneça as informações que você precisa para realizar o fechamento da venda do consórcio e fique a vontade para responder suas perguntas.

 

Mostre os benefícios do que você vende

O cliente que procura um consórcio busca pagar menos juros, explique que os benefícios não estão só em pagar menos.

Argumente sobre acontecimentos de outros clientes que chegaram a contratar um consórcio com você, como eles conseguiram a carta de crédito e como foram bem sucedidos, isso irá aumentar sua credibilidade e pode conduzir a conversa para o fechamento.

 

Contornar objeções, venda soluções!

Venda um sonho, um projeto de vida, uma realização pessoal, independente do que você vende o que importa, na verdade é qual problema você se propõe a resolver, provoque emoções nos seus clientes, crie sensação de felicidade e aproximação com o produto.

 

Crie senso de urgência

Depois de toda conversa com o cliente e ter despertado o interesse nele, é a hora de mostrar que ele precisa contratar hoje… Se você seguiu nossas outras dicas direitinho, esse passo será tranquilo, tente simplificar a contratação do consórcio, diminua a burocracia para não assustar o cliente.  

Uma boa técnica de vendas depende muito da sua preparação, de entender o momento certo, então estude, se prepare e ofereça sempre o melhor atendimento possível aos seus clientes. O sucesso do seu negócio depende disso.

 

Ganhe Agilidade

Utilize Ololu Multicálculo de Consórcios para ter mais assertividade na hora da escolha do consórcio para seu cliente, buscando estratégias de contemplação a curto prazo através de gráficos e percentuais dos últimos 12 meses dos lances de todos os grupos das maiores administradoras do Brasil. 

 

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Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

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