Agora que estamos nos acostumando com palavras FÁCEIS que encantam os nossos clientes, vamos falar de mágica, show e espetáculo, vamos falar de demonstrações que conquistam a alma.
Você sabe quais as emoções que movem seu cliente em direção à compra?
Vários estudos afirmam que diversas emoções estão presentes durante o processo de compra, vamos listar algumas que precisamos entender um pouco mais durante nosso processo de demonstração dos nossos produtos ou serviços.
Medo. Pensamos que, “se eu não tomar uma decisão agora, vou sempre ser aquele que não aproveita uma boa chance”.
Angústia. Pensamos que, “se não tomar uma decisão agora, posso perder uma grande oportunidade”.
Desejo de posse. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ficar mais feliz ou ser recompensado por isso”.
Orgulho. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ser um cara mais “safo” pois estou aproveitando uma oportunidade”.
Se você perceber esses sentimentos estão em evidência, conectados com nossos valores, medos e vaidades, o grande desafio das demonstrações de produto/serviços é despertar o que chamamos de:
MUDANÇA DO ESTADO EMOCIONAL
Um vendedor treinado e qualificado, não vende produtos/serviços, vende BENEFÍCIOS, já falamos anteriorimente, e é por esse motivo que temos que entender de gente, para conseguir estas mudanças.
O estado emocional só será alterado, se você está conectado à realidade de seu cliente, focado em levar para ele sempre a melhor oportunidade em sintonia ao que ele realmente necessita. Hobbes escreveu: "Desejar é querer alguma coisa que ainda não se possui." E esses desejos nos geram emoções que nos transformam durante o processo de compra.
Para conduzir o cliente nesse processo convidamos você a pensar e agir com o coração, usando técnicas para ajudar seus clientes a caminharem para o SIM.
Combata o Medo com ALEGRIA, conduza o cliente ao prazer de realizar seu sonho, assim como no espetáculo, esperamos com entusiasmo o momento em que a banda vai entrar no palco. Mas quando as luzes se apagam, todos ficamos com um certo “medo do escuro”.
Destrua a Angústia com ESPERANÇA, faça seu cliente viajar no momento da contemplação, quando ele irá aproveitar o investimento, curtir com a família e amigos, materializar o seu sonho. Todos nós ficamos com receio do incerto, assim como no teatro, quando não sabemos como será o final da peça, mas a condução correta de cada ato, nos dá segurança de que estamos fazendo o melhor negócio.
Fortaleça o Desejo, mas cuidado com sua SOBERBA. Nós vendedores, sempre perdemos nessa, pois quando o cliente deseja algo, achamos que é só assinar o contrato. Quem deseja, está querendo mais, quer ser ouvido, quer falar sobre, quer contar sua história. Faça parte da história, e seja o protagonista, pessoas com Desejo buscam diretores de palco e não atores.
Valorize o Orgulho, de quem realiza SONHOS. Muitas vezes interpretamos de forma errada esse sentimento em nossos clientes, em um grande espetáculo, não vemos o que está acontecendo por trás das cortinas, o envolvimento a entrega o amor envolvido em cada decisão. O profissional de vendas tem que ter essa sensibilidade, sentir cada venda como se fosse a primeira.
Se você chegou até aqui, é porque está gostando da série de vendas que preparamos para você, confira os artigos anteriores e conecte-se a esse conteúdo. Acreditamos que demonstrações que encantam, fortalecem laços, e nós, profissionais de vendas, dedicamos horas por apenas uma oportunidade para ENCANTAR o cliente.
Até a próxima!