Desvendando os termos utilizados no Consórcio

Desvendando os termos utilizados no Consórcio

Você já imaginou não depender mais de viver de aluguel ou do transporte público? Os altos juros de financiamentos acabam assustando muitas pessoas que optam por não comprar um imóvel ou veículo próprio. Com a chegada do consórcio, em 1961, as pessoas tiveram uma nova possibilidade para adquirir os seus bens, em uma época que os financiamentos eram ainda menos acessíveis que hoje.

Passados os anos, o sistema regulamentado (1971) passou a ser controlado por leis e regras específicas trazendo mais segurança aos consumidores. Para quem ainda não conhece, o consórcio nada mais é que um grupo de pessoas que contribuem mensalmente para a compra de um bem do segmento escolhido, com sorteios que ocorrem mensalmente até que todos os participantes tenham sido contemplados. O consórcio tem por objetivo a compra de bens duráveis ou de serviços. Entre as modalidades, destacam-se os consórcios para a aquisição de imóveis ou veículos.

Para ficar por dentro de todo o funcionamento do consórcio, traremos neste artigo o significado dos termos usados como cota, taxa administrativa, lance, entre outros. Tire todas as suas dúvidas e saiba porque este é o segmento financeiro que mais cresce no país.

GRUPO
No consórcio o grupo representa a união de pessoas físicas ou jurídicas que buscam adquirir o mesmo bem. Para isso, elas formam um grupo e depositam mensalmente o valor referente à parcela do consórcio em um fundo comum.

ADMINISTRADORA
A Administradora é quem oferece o serviço de consórcios e é responsável pelo gerenciamento dos grupos.

REPRESENTANTE
É a empresa que faz a intermediação entre o cliente e a administradora. Nós da Ololu Consórcios & Investimentos somos representantes, e prestamos um serviço diferenciado, com consultoria especializada, sem cobrar mais nada do cliente.

COTA
A cota é o número de identificação do cliente dentro de seu grupo e com o qual ele concorre na apuração da contemplação, nas assembleias mensais.

CARTA DE CRÉDITO
A carta de crédito corresponde ao valor do consórcio adquirido. Com essa carta, o cotista pode adquirir o bem em qualquer lugar do território nacional com o poder de compra à vista, o que permite uma melhor negociação com o vendedor na hora da compra.

ASSEMBLEIA
Na assembleia mensal são apurados os nomes dos cotistas sorteados para a contemplação.

LANCES
O cotista pode ofertar um lance para aumentar as chances de contemplação. Um carro usado pode servir de lance para os segmentos de automóveis e caminhões. No caso de imóveis, há situações em que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado como lance.

PARCELAS
As parcelas do consórcio são isentas de juros, existe apenas a taxa administrativa, que é bem inferior, mas varia de acordo com cada administradora.

E aí? Agora que está por dentro dos termos usados no produto, que tal usar nosso Simulador para ver o preço das parcelas e uma sugestão de lance para contemplar sua cota?

Artigo baseado nesta fonte: https://blog.hsconsorcios.com.br/2020/02/entendendo-o-consorcio-saiba-o-que-e-cota-taxa-administrativa-e-outros-termos-utilizados/

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: