Consórcio se reinventando na pandemia

Tecnologia para venda de consórcios

Tecnologia para venda de consórcios

Planejamento tem tudo a ver com o setor de consórcios e é fundamental em qualquer negócio. Porém, nenhuma atividade econômica está imune a situações inesperadas, como a pandemia da Covid-19 em 2020. Assim como diversas atividades econômicas, o consórcio também foi impactado. Neste post, você vai entender a mobilização do Sistema de Consórcios para que esse quadro se revertesse nos meses seguintes.

No livro “Só os paranoicos sobrevivem”, Andrew S. Grove, ex-presidente da Intel, fala que é preciso ter equipes bem preparadas, alertas e paranoicas para reverter quadros desfavoráveis. Isso porque, obviamente, não existe um sinal de alerta para mudanças repentinas, que são chamadas de “pontos de inflexão estratégica”.

Pontos de inflexão estratégica podem ocorrer por diversos motivos. Eles podem afetar uma empresa ou todo um segmento. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Uma concorrência inesperada para seu produto;
  • Novas regras regulatórias;
  • Novas formas de fazer negócios;
  • Mudanças nos hábitos dos consumidores;
  • Mudanças bruscas na economia.

O gráfico abaixo mostra o “Ponto de Inflexão Estratégica” vivenciado pelo Sistema de Consórcios em 2020, em função da pandemia da Covid-19.

 

Setor de consórcios no enfrentamento da pandemia

O setor sentiu os efeitos da pandemia, assim como todo o mundo, refletindo na queda brusca das vendas em março e abril. Porém, graças à rápida e eficiente atuação das administradoras de consórcios, esse quadro se inverteu rapidamente.

Com a queda nas adesões em março e abril, o setor buscou se adaptar ao novo momento. Preocupadas com os atuais e futuros consorciados, as empresas se mobilizaram para oferecer respostas que pudessem inverter rapidamente o quadro, mantendo a confiança e a credibilidade do mecanismo.

A mobilização de suas equipes, as novas formas de comercialização de cotas, um novo formato para atendimento ao consorciado, o teletrabalho, foram algumas das medidas adotadas pelas administradoras de consórcios durante a pandemia.

Muitas pessoas que encontravam-se sem oportunidade no mercado de trabalho, e mesmo as que continuavam empregadas, refletiram muito sobre o que buscavam como propósito de vida. Muitas delas, aproveitaram a oportunidade para aprender mais sobre o produto Consórcio. Grande parte, se interessaram e enxergaram uma excelente oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho, e com muita qualidade de vida.

Nós da Ololu Plataforma Digital, temos o prazer em compartilhar o número desse crescimento, juntamente com nossos representantes e vendedores espalhados pelo Brasil, atendendo as necessidades dos consorciados em cada momento da história, seja em períodos de turbulência ou de crescimento econômico.

Em 2021, temos novamente essa oportunidade mágica e satisfação de agregar propósito de vida as pessoas.

Quer saber melhor como funciona a Ololu Plataforma Digital, e tudo que ela pode agregar a você?

Acesse: www.ololu.com.br

Artigo baseado nesta fonte: https://blog.abac.org.br/drops-de-mercado/setor-de-consorcios-se-reinventa-em-ano-desafiador

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: