Como Vender Mais Consórcio em um Período Difícil

Como Vender Mais Consórcio em um Período Difícil

Essa concepção de período difícil é bem relativa no mercado. Enquanto para alguns o final de ano é a época de pico de vendas, para outros é um dos períodos mais parados do ano. Tudo depende do produto ou serviço que você está vendendo.

Porém, frente a uma pandemia todo o consumo é afetado. E não necessariamente afetado negativamente. Com ou sem crise as pessoas continuam consumindo, mas as necessidades e prioridades mudam.

Pensando nisso, separamos para vocês algumas medidas que se tomadas podem ajudar bastante no aumento de suas vendas, mesmo em períodos difíceis.

Prospecção de Clientes
Captação de novos clientes é essencial. No ramo de Consórcio precisamos estar sempre prospectando mais, há sempre uma pessoa que não conhece e nunca experimentou o produto. Portanto existe um grande público a ser descoberto e conquistado. Mas o que você está fazendo com aqueles que já conseguiu conquistar e vendeu anteriormente? Aproveite este relacionamento já existente.

A maior besteira é esquecer dos que já estão fidelizados. O que muita gente considera é o seguinte: eles já são nossos “fregueses”, não precisamos fazer mais nada. Só aguardar que se eles quiserem virão atrás de nós.

Essa é uma atitude de quem está acostumado a perder clientes, e ainda não sabem o porquê. Dê atenção àqueles que já estão há um bom tempo num relacionamento comercial com você.

Principalmente quando estamos falando de tempos difíceis. Quem você acha que é mais propenso a ficar solicitando seus serviços quando chegar o período difícil? O cliente mais antigo ou mais recente? O mais antigo, é claro! A conexão entre vocês já está bem mais forte do que era no início.

Então, quando chegar aquela época de baixa, intensifique o relacionamento com esses clientes. Sempre mostre através de atitudes que eles são sortudos por terem achado você no mercado!

Tempos difíceis significam trabalho com esforço redobrado. Porém, há algo que você pode fazer antes de chegar essa época: fidelizar o maior número de clientes. Isso é primordial. E é por esse motivo que você deve focar mais em fidelização e relacionamento, sem esquecer de prospectar. Uma proporção que sugiro é 60/40.

Personalize seu Atendimento
O tratamento que os consumidores recebem é tudo, mas para chegar até este ponto, você precisa se aperfeiçoar em várias outras áreas. Uma delas é a pesquisa do seu cliente. Ententa sua personalidade, necessidades e desejos. Simplesmente saiba que isso pode levar a um relacionamento único para ambos os lados.

Mas, enfim, personalizar o atendimento com base em informações de qualidade sobre o público-alvo é uma das sacadas que sempre dá certo. E como isso pode ser feito? Em tempos normais, uma visita ao cliente para tomar um café, conversas informais e pessoais antes de entrar em qualquer assunto comercial. Em tempos de pandemia e que serão usadas cada vez mais: redes sociais, dar um Google, entre outras formas digitais.

Existem duas técnicas que são infalíveis para iniciar um assunto comercial com o cliente:

  • A primeira é mandar um link diretamente para ele realizar uma simulação de valores. Deixe-o a vontade para brincar com os números. A Plataforma Digital da Ololu te fornece um link personalizado para você passar aos seus clientes, e você recebe um retorno de tudo o que o cliente simulou. Com isso em mãos você já sabe como tratar com o cliente;
  • Outra técnica é a armazenar toda coleta de dados, históricos, hábitos, vontades, enfim, tudo o que você conversar com o cliente, e salvar na Plataforma Digital da Ololu. O que você terá em mãos será um verdadeiro oráculo.

As novas tecnologias chegaram para facilitar nossa rotina e nos fazer prestar um atendimento personalizado e rápido, valorizando o tempo do seu cliente e aumentando significativamente suas chances de fazer novos negócios.

Só experimente e veja dar certo. É como se um mundo de possibilidades fosse aberto. São 10 dias grátis: Plataforma Digital.

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Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

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