Como o consórcio pode se transformar em um investimento para seu cliente?

Todos os meses, vários consorciados são contemplados com a carta de crédito através do sorteio. Além disso, é possível também aumentar as chances de ser contemplado com o lance de consórcio, analisando as previsibilidades. Com essas facilidades, essa modalidade se mostra uma boa opção para adquirir bens de valor alto, como veículos e imóveis. Investindo portanto no aumento do patrimônio. 

Veja abaixo motivos para investir em um consórcio:

 

1-  Retirada do valor em dinheiro se pagar até a última parcela:

Vamos supor que você contrata uma cota de imóvel no valor R$100.000,00 em parcelas até 10 ano, em 2022, o INCC de março fechou em 14,77%, mas vamos comparar em uma média de 10% a cada ano, e seu valor é reajustado, ou seja, se você retirar o valor no final do prazo de pagamento, irá resgatar por volta de R$ 260.000,00 no final desses 10 anos. 

 

2- Ausência de juros:

Ao contrário do financiamento, o consórcio não possui cobrança de juros. É necessário apenas o pagamento da primeira parcela, que é deduzida diretamente no saldo devedor. O fato de não haver juros, é uma de suas principais vantagens. O que há na modalidade é uma taxa administrativa com valor fixo, que é diluída ao longo das parcelas. O valor cobre os custos de criação e manutenção do grupo.

Por não haver empréstimo bancário não será cobrado juros no processo, pois o dinheiro é todo proveniente da contribuição de quem contratou a cota. De certa forma, o consórcio funciona como uma espécie de autofinanciamento, com o dinheiro pertencendo aos integrantes do grupo. 

Além do valor das parcelas que compõem o fundo comum, você precisará pagar algumas taxas solicitadas pela administradora para garantir o funcionamento do grupo. As taxas são:

Fundo de reserva: protege os consorciados em casos de inadimplência de algum membro do grupo. Quando ocorre o encerramento, estes valores são restituídos aos consorciados de forma proporcional.

Taxa de administração: é paga à administração para fazer a gestão do consórcio.

Seguro: a contratação por vezes é opcional, e a administradora disponibiliza as opções de seguro de vida e de quebra de garantia.

 

3- Investir em consórcio: não tem valor de entrada?

Uma das principais dificuldades para comprar um bem pode ser o valor da entrada. E esse é justamente um dos benefícios do consórcio, e que também torna a sua contratação mais ágil. Muitas vezes, encontra-se dificuldade de juntar uma grande quantia suficiente para a entrada e a compra torna-se inviável. Diferente de outras modalidades de aquisição, o consórcio não pede esse investimento antecipado.

Ao solicitar um crédito bancário para financiar a compra de um bem, é preciso dar uma entrada que, geralmente, equivale a 20% do valor dele. Se você optar por investir em consórcio, basta pagar a primeira parcela e você estará fazendo parte do grupo e poderá participar das assembleias e sorteios.

No consórcio as parcelas são lineares e o reajuste é feito anualmente, assim como o valor da carta de crédito. Isso permite que você comece com uma carta de valor menor e caso queira, aumente se possuir disponibilidade financeira no futuro.

 

4- Flexibilidade nos planos:

Os consórcios oferecem diversos tipos de planos, com prazos e créditos que se encaixam no seu bolso e você poderá reduzir, antecipar ou quitar parcelas através de lances. 

Além disso, com a carta de crédito em mãos você poderá adquirir seu imóvel à vista de acordo com o valor de crédito que tem disponível.  

Essa modalidade permite que o pagamento seja feito de acordo com a realidade de cada investidor, por isso oferece maior flexibilidade. Os detalhes do pagamento podem ser ajustados de acordo com cada cliente, com detalhes como a duração do contrato, reajustes e valor final recebido.

Esses ajustes proporcionam mais conforto para o consumidor, que pode contratar um consórcio sob medida para as suas preferências e necessidades, com total liberdade de escolha.

 

5- Redução da carga tributária ao investir em consórcio:

A única taxa extra que o consórcio necessita é a de manutenção. Quando comparada ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e juros, que normalmente são cobrados por bancos, o valor é consideravelmente menor. Em outras palavras, ao final do contrato o que será pago será basicamente o que estava pré-estabelecido. 

No caso de financiamentos de imóveis, por exemplo, são cobrados juros de 9% a 10% por ano. No caso do financiamento de automóvel, a taxa pode ser de quase 27% por ano. Dessa forma, ao investir em consórcio se mostra uma boa opção por oferecer a redução da carga tributária.

 

6- Poder de compra à vista:

Mesmo parcelado, o consórcio proporciona o pagamento do bem à vista. Apesar do consorciado pagar um valor mensal, quando chega o seu momento de ser contemplado, o valor é resgatado e entregue de forma integral.

Ou seja, ao chegar a hora de comprar o produto, o consorciado terá acesso ao seu valor integral, sem juros. Esse poder de compra à vista também oferece a possibilidade de conseguir um bom desconto no momento da negociação.

 

7- Investir em consórcio gera menos burocracia:

Quando um parcelamento tradicional é realizado, há muitas etapas que precedem o início real do acordo. Vários documentos são analisados antes mesmo da análise de crédito. Após essa etapa, o financiamento pode ser aprovado e o bem é liberado ao comprador.

No caso do consórcio, que também é uma linha de crédito, é necessário atender a alguns pré-requisitos pós-contemplado. É necessário comprovante de renda e alguns documentos. Por isso, a burocracia é bem menor do que a de um financiamento tradicional.

O consorciado é um investidor e, por isso, o seu comportamento no grupo de consórcios no período anterior ao recebimento da carta de crédito é uma espécie de análise de crédito. Com o investimento em consórcio, após os documentos serem confirmados e passarem pela análise de crédito, há a liberação ao cliente.

 

8- Mais segurança ao investir em consórcio:

O consórcio é uma modalidade de investimento segura e é regulamentado pelo Banco Central. Com a desvalorização da caderneta de poupança, ele se mostra cada vez mais uma boa forma de fazer uma poupança e aumentar o patrimônio. O valor investido fica guardado e é reajustado.

O consorciado possui rendimentos sobre o crédito contratado e, por isso, o consórcio também é considerado uma forma segura de investimento. 

A maioria das pessoas pode ter dificuldade para guardar uma quantia em dinheiro todos os meses para adquirir um bem. E o consórcio garante o comprometimento com o objetivo e, já que não é possível ter acesso ao dinheiro a qualquer hora, ele não pode ser usado por impulso. Além de aderir a um plano ao investir em consórcio para realizar um sonho, o consorciado também trabalha a sua educação financeira.

 

E ai? O que achou? Vai oferecer o consórcio como investimento para seu cliente?