Carro novo ou usado? Conheça a preferência dos consorciados

Carro novo ou usado? Conheça a preferência dos consorciados

Comprar um carro novo ou usado? Qual é a preferência do consorciado na hora de utilizar o crédito obtido mediante contemplação no consórcio de veículos? Nesse post, a gente utiliza dados da B3 para responder a essa pergunta. Descubra a resposta:

Entre comprar um carro novo ou usado, o consorciado contemplado tem preferido a segunda opção. Vejamos os dados acumulados de janeiro a setembro de 2020, no consórcio de veículos leves. Das 253.041 unidades adquiridas no período, 78,4% foram usados – o que representa quatro a cada cinco veículos adquiridos com consórcio. Em números absolutos, foram 198.398 veículos usados e 54.643 novos.

Essa escolha, entre um carro novo ou usado, é possível no momento de utilizar os créditos para adquirir quaisquer veículos automotores, aeronaves, embarcações, máquinas, equipamentos e até imóveis. Mas atenção, a administradora pode fixar regras quanto ao tempo de uso dos bens. Fique atento ao seu contrato de adesão, pois é nele que devem constar essas informações.



A opção pelo veículo usado não é exclusividade apenas dos consorciados. Considerando todos os veículos financiados no País em setembro, 77,3% das 3,02 milhões unidades foram modelos usados.

Caminhões, ônibus e implementos rodoviários

Assim como ocorreu com os veículos leves, a opção pelos modelos usados também foi mais frequente na compra de caminhões e ônibus no acumulado de janeiro a setembro. Vejamos:

  • Caminhões – a opção pelo modelo usado alcançou 75% dos caminhões adquiridos com consórcio. Das 14.202 unidades totais, 10.653 eram usados, enquanto 3.549 foram novos;

  • Ônibus – mais de 76% dos ônibus comprados com consórcio foram modelos usados. Foram 376 ônibus novos e 1.199 usados, totalizando 1.575 unidades.

Já entre os implementos rodoviários, que incluem reboques, semi-reboques e carrocerias, a preferência dos consorciados ficou mais equilibrada. Porém, a opção pelos modelos novos acabou sendo maior. Percentualmente, foram 54,6% das 8.422 unidades adquiridas com consórcio. Dessas, 4.602 foram modelos novos, enquanto 3.820 foram usados.

Gostou da matéria?

Faça já sua simulação, tenha uma sugestão sobre a média de lances, e veja como é possível.

Artigo baseado nesta fonte: https://blog.abac.org.br/drops-de-mercado/carro-novo-ou-usado-preferencia-consorciado-2020

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: