Estratégias para vender mais
Sabemos que existem diversos cursos, técnicas e estratégias que auxiliam o profissional de vendas a se destacar, mas muitos destes acabam sendo muito teóricos e pouco práticos.
Nós da Ololu, estamos em contato com vários profissionais desta área, pessoas que realmente aplicam técnicas e estratégias eficazes de venda, sendo referências para nós, para que possamos de forma prática e conectada com a realidade do vendedor de consórcios, trazer o melhor conhecimento.
Nesse primeiro conteúdo vamos falar da psicologia ligada às vendas. Sabemos que isso é um grande desafio, pois ainda grande parte dos vendedores acabam focando apenas no produto em si e não na emoção que irá gerar em adquirir o produto/serviço.
Segundo o psicológico corporativo Átila Amorim "É preciso descobrir os gatilhos mentais que atraiam as pessoas a se interessarem pelos benefícios de algo, tendo uma relação afetiva com as lembranças destes gatilhos"
Olhando por esse prisma, queremos compartilhar uma das técnicas que percebemos ser importante para a sua evolução.
Agregando valor
Se precisamos criar benefícios para vendermos mais, vamos aplicar uma das técnicas mais poderosas desenvolvidas por uma das maiores autoridades em vendas do mundo, conhecida como The Friedman Group, a técnica chama-se C.V.B.A e vamos falar sobre isso.
C: Características: tudo tem características, de um lápis a um consórcio, a característica dentro da técnica CVBA deve ser algo extremamente importante do produto.
Qual a característica principal, que se destaca em meio a outras opções?
V: Vantagens: Ela deve estar conectada à característica escolhida.
É importante pensar em uma resposta para a questão: O que essa característica vai trazer de bom?
B: Benefícios: É preciso dar uma razão importante para fazer o cliente adquirir o produto. Ele deve refletir a conexão emocional, as pessoas compram o benefício emocional e não as vantagens. Aqui temos um ponto de atenção, muitos vendedores focam nas vantagens e isso faz com que o cliente faça comparativos entre um e outro. Quando o Benefício é o diferencial, a conexão emocional fortalece o vínculo com o produto, facilitando o convencimento.
A: Atração: A definição no dicionário da palavra atração é a seguinte:
substantivo feminino
1. ato ou efeito de atrair, de puxar para si.
"a. do ferro pelo ímã"
É exatamente isso que esta técnica proporciona, ela faz com que seu cliente se sinta atraído pelos benefícios, dando a você a oportunidade de fechar o negócio.
Faça esta experiência, crie uma lista de CVBA`s dos seus consórcios, quais são os benefícios que cada um oferece para os diferentes tipos de clientes, aplique em suas propostas palavras que convençam e conduzam aos benefícios.
Seja bem vindo a essa série preparada especialmente para você, vendedor de consórcio.