4 vantagens do Consórcio diante da variação de preços de imóveis

4 vantagens do Consórcio diante da variação de preços de imóveis

Ter a casa própria é objetivo de milhares de brasileiros. Em meio à instabilidade econômica, no entanto, o sonho pode parecer distante. Nos últimos meses, especialmente em razão da pandemia e do aumento do custo de materiais como aço e cimento, a alta no preço de imóveis foi significativa. O acréscimo foi de cerca de 0,2% somente em abril.

Diante desse cenário, uma saída interessante é o consórcio. Trata-se de uma modalidade de crédito imobiliário em que um grupo de pessoas contribui mensalmente e durante um período determinado para um fundo comum.

O grupo de consórcio, mês a mês, poderá beneficiar um ou mais contribuintes com um imóvel à vista. Pensando nisso, separamos para você algumas vantagens que o consórcio pode ter nesse momento crítico. Confira:

1. Ausência de entrada
O primeiro benefício proporcionado pelo consórcio diante da alta no preço de imóveis é que não é necessário arcar com valores de entrada.

Ao contrário do que ocorre na maioria dos financiamentos habitacionais, a modalidade de crédito é parcelada 100% e não exige do nenhum montante à vista além do valor da primeira contribuição. Isso permite seguir em busca do sonho mesmo sem valores acumulados.

2. Isenção de juros
Diferentemente do que acontece em outras modalidades de financiamento, não há cobrança de juros pela instituição financeira no consórcio. Taxas de administração, seguro e outros valores já estarão embutidos nas despesas, o que permite fazer um controle financeiro pessoal eficiente e sem surpresas.

3. Menor burocracia
A menor burocracia também é atrativo indiscutível do consórcio. Com adesão mais simples e exigências mais flexíveis, a análise de crédito nesse caso é facilitada para o contribuinte. Assim, mesmo quem não tem como comprovar emprego registrado, ou tem conta com algum tipo de restrição de crédito, por exemplo, poderá participar sem grandes problemas.

4. Variedade de crédito
Outra vantagem do consórcio habitacional é a possibilidade de optar por diferentes planos de crédito, adequando as condições às suas necessidades e expectativas. A carta de crédito, por exemplo, pode ser tanto no valor total do imóvel quanto no valor parcial. O grande benefício é poder planejar-se de acordo com as possibilidades do momento.

Sem dúvidas, o consórcio representa uma grande oportunidade nesse momento de alta no preço de imóveis e de incertezas econômicas. Há diversos destaques dessa modalidade de crédito em relação aos financiamentos tradicionais. Entre eles, a flexibilidade para ter acesso ao programa e a possibilidade de ingressar sem tantas burocracias ou restrições.

Além dos benefícios mencionados, no consórcio você terá acesso a limites de crédito variados, podendo escolher parcelas que cabem no bolso. Ainda, poderá apreciar prazos compatíveis com o seu controle de gastos e ter acesso a um atendimento eficiente. Com esses benefícios, a alta nos preços no mercado imobiliário não será mais um impedimento para a realização do seu sonho.

Gostou das dicas? Que tal saber mais sobre oportunidades para conquistar a casa própria? Faça uma simulação e confira as oportunidades de contratar um consórcio.

Artigo baseado nesta fonte: https://blog.rodobens.com.br/alta-no-pre%C3%A7o-de-im%C3%B3veis

Gostou? Compartilhe:

Sobre o Autor:

Mauro da Ololu

Mauro Fonseca

Executivo Comercial e Co-fundador da Ololu
Formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial, desenvolveu sua trajetória profissional em grandes Bancos, além de empresas do ramo de Consórcio. Especializou-se nos segmentos de Imóveis, Veículos Leves e Pesados.

Comentários: