2021 de recordes para o mercado de consórcio

Segundo dados da ABAC - Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, o ano de 2021 foi de quebrar recordes para a área de consórcio. O número de consorciados ultrapassou 8 milhões, pela primeira vez, com um crescimento de 6,9% em relação a 2020, pesquisa realizada pela ABAC.

O setor de consórcio também bateu uma marca no acumuládo de vendas inédita do começo de Janeiro ao final de Dezembro de 2021 atingindo a meta de 3,46 milhões de cotas novas, com alta de 14,6% sobre o ano anterior. também os negócios bateram foram recordistas ao alcançarem a marca dos R$ 222,26 Bilhões, 35,8% acima dos R$ 163,63 obtidos no ano antecessor. 

A alta taxa de juros é uma das explicações que mais impactou na procura do consórcio. Há um aumento bem grande na quantidade de vendas de consórcios no último ano porque esse produto é a porta de acesso a um crédito mais barato e acessível. O financiamento é caro e está cada vez mais, já que as taxas de juros aumentaram e a previsão é de que fique ainda mais caro. Diferentemente dos financiamentos, consórcios não têm juros, apenas taxa de administração. Assim, a taxa Selic não afeta as parcelas. Financiar não é barato e as pessoas continuam com seus sonhos, por exemplo, então o consórcio se tornou uma saída. 

Essa foi a história de Selma Arrais, de 52 anos, quando seu filho acabou de entrar no ensino médio no ano de 2017, a empresária prometeu um carro para ele caso fosse aprovado no vestibular. Então começou a pagar o consórcio na época, porque não tinha pressa para comprar em curto prazo e também o preço do carro no financiamento ou o valor cheio do veículo, não cabia no orçamento. 

Em meados de Setembro de 2019, Selma foi contemplada e poderá dar o presente. “Fiquei muito feliz ao conseguir presenteá-lo, e porque ele cumpriu com a sua parte, assim cada um fez o que prometeu”. Ela conta, “Acredito que o financiamento tem juros altíssimos que acabam dificultando a compra e parcelas que não cabem no bolso. Foi uma escolha muito bem certa.” 

 

Novos recordes para 2022

Projetando os negócios para o ano de 2022, o Presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, afirmou que, mesmo com as turbulências de um ano eleitoral, é sim possível bons resultados neste ano. “Enquanto as perspectivas boas estiverem se apoiando no crescente aumento de conhecimento sobre educação financeira, é possível que isso seja incorporado na rotina dos consumidores brasileiros.” Diz, “Lembra-se que, mesmo que as projeções para 2022 indiquem um recuo nos índices inflacionários, ainda teremos patamares altos de inflação, o que manterá o consumidor mais cauteloso ao adquirir bens ou serviços.” Rossi avalia que um dos pontos de mudança que irá estimular o mercado de consórcio é a educação financeira do brasileiro. “Para ganhar mais conhecimento financeiro, os consumidores têm procurado praticá-lo , gerindo as finanças com mais responsabilidade, sem extravasar, tornando a sua vida financeira mais planejada e com custo menores.” Completa

O consórcio é o único ‘boleto do bem’, que você paga literalmente para você. Os outros são apenas contas, despesas e juros, mas o consórcio é um investimento. A cada parcela paga você vê seu dinheiro acumulando um pouco mais no aplicativo. Você não fica chateado em pagar, pelo contrário, ele se torna sua prioridade.